Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ dá início a 'Operação Natal'

Produtos natalinos serão alvo de fiscalização em todo o Estado


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012



Fiscais da Superintendência de Qualidade e de Metrologia Legal do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) deram início hoje à 'Operação Natal', que têm a finalidade de verificar se a qualidade e procedência de produtos natalinos comercializados em shoppings e lojas de varejo, estão dentro das normas estabelecidas por lei. Luminárias natalinas, os chamados pisca-piscas, brinquedos e produtos importados, além de panetones, azeites, nozes, damasco e passas, serão os principais alvos da fiscalização.
Após receberem denúncia anônima, os fiscais encontraram estocados em um depósito localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mais de 120 mil brinquedos, dos quais 97.762 estavam irregulares. Foi constatada ainda irregularidade em 6.200 luminárias natalinas, das 8.533 encontradas. A falta de indicação da tensão das tomadas e do importador do produto, foram as principais irregularidades encontradas. No caso dos brinquedos, as principais irregularidades foram a falta de indicação da faixa etária para uso e o selo do Inmetro.
A presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, ressalta que o comportamento atento do consumidor na hora da compra e o aumento no número de dúvidas na Ouvidoria do órgão comprovam que a população está mais atenta aos seus direitos.
"A proximidade das festas de fim de ano aumenta consideravelmente o número de produtos importados comercializados, por isso, existe a necessidade de se intensificar a fiscalização para resguardar a segurança e a saúde do consumidor", disse.
Em caso de dúvida, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ, através do telefone 0800.282.3040, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Texto: Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia