Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ inicia 'Operação Volta às Aulas'

Materiais escolares serão analisados pelos técnicos do órgão


Wednesday, January 23, 2013



Com a proximidade da volta às aulas, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) iniciou hoje a operação 'Volta às Aulas'. A ação tem o objetivo de verificar se o material escolar vendido nos estabelecimentos está dentro das especificações exigidas por lei.
De acordo com a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, técnicos do órgão estarão nas ruas colhendo material da lista escolar.
"Todos os produtos colhidos serão encaminhados para laboratórios onde passarão por uma análise quantitativa. Se o responsável perceber que um vidro de cola ou um vidro de guache está bem mais leve, ele pode solicitar a análise desse produto", disse.
A determinação para o início da operação partiu após a Ouvidoria do IPEM-RJ ter recebido um grande número de ligações de consumidores com dúvidas em relação à qualidade dos produtos comercializados.
"Já registramos desde o início do ano 18 ligações de consumidores com dúvida em relação aos materiais que fazem parte do kit escolar. São pais preocupados com a qualidade desses produtos, principalmente com a toxidade de guaches e colas coloridas, que podem trazer problemas, por exemplo, para crianças alérgicas", explicou Soraya.
Entre os produtos que serão analisados durante a operação 'Volta às Aulas', que acontece em todo o Estado, estão papel A4, tintas guache, colas coloridas, massinha, cadernos, entre outros. Caso seja identificado algum tipo de irregularidade o fabricante será notificado e estará sujeito a pagamento de multa que vai de R$ 100 mil a R$ 60 mil. Além disso, o órgão estará disponibilizando para os consumidores, em até 15 dias, o nome dos produtos que foram reprovados durante as análises.
O consumidor que tiver algum tipo de dúvida pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone 0800.282.3040, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ
Fotos: Arquivo/IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia