Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

Operação Força-Tarefa fiscaliza postos em Niterói e São Gonçalo

Bomba baixa, equipamentos sem selo 0e lacres violados foram algumas das irregularidades encontradas


sexta-feira, 12 de setembro de 2014



Uma megaoperação, realizada durante dois dias, nos municípios de Niterói e São Gonçalo encontrou diversas irregularidades nos postos de combustíveis daquelas regiões. A ‘Operação Força-Tarefa’ deflagrada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), interditou dois postos, lacrou bombas e encontrou equipamentos violados e sem selo do Inmetro. Dois gerentes foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos. Ao todo, 21 postos foram fiscalizados nos dois dias de ação.
Nas ações realizadas em São Gonçalo, dois postos foram interditados e bombas lacradas por ausência do selo obrigatório do Inemtro. No Posto Amarelinho da Ponte Seca, localizado no Mutondo, oito bicos foram interditados devido às bombas estarem com fios elétricos expostos e lacres rompidos. Já o Auto Posto 152, situado à Estrada Raul Veiga, no bairro Amendoeira, os equipamentos não tinham o selo do Inmetro. No caso do Posto Santa Luzia LTDA os bicos foram interditados por apresentarem bomba baixa (quando a quantidade de combustível que o consumidor recebe é menor do que a exibida no visor da bomba). Em São Gonçalo, 11 postos foram vistoriados pelos órgãos que compõem a ‘Operação Força-Tarefa’.
Já os estabelecimentos do município de Niterói, dos quais dez foram fiscalizados, dois gerentes foram presos, equipamentos foram interditados devido à bomba baixa e outros encontrados com lacres violados. Em um dos postos, localizado em Santa Rosa os lacres do Inmetro estavam violados e foi encontrado um componente adulterado para bomba de combustíveis. No caso do estabelecimento do bairro do Fonseca, bicos de abastecimentos foram interditados devido às irregularidades mecânicas nas bombas abastecedoras (bomba baixa).
Força-Tarefa Rio
A ‘Operação Força-Tarefa Rio foi instituída em 2013, com o objetivo de unir esforços no combate às irregularidades relacionadas ao abastecimento de combustíveis no Estado do Rio. A ação conta com as equipes dos seguintes órgãos: Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD),

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ
Fotos: Divulgação

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia