Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ interdita 3.555 brinquedos na 'Operação Dia das Crianças'

Número de pulseiras de elástico tóxicas apreendidas preocupa


Wednesday, October 1, 2014



Faltando pouco mais de uma semana para o Dia das Crianças, fiscais da Diretoria de Conformidade, Produtos e Serviços (Dconf) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) interditaram hoje 3.555 brinquedos. Todos os produtos, oriundos da China, não apresentavam o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Brinquedos que fazem a cabeça da criançada como jogos da Galinha Pintadinha, Patati Patata, pistolas de bolinha de sabão, entre outros apresentam riscos para as crianças já que nenhum apresentava, de forma clara as exigências previstas em lei, como a faixa etária, por exemplo.
Para o coordenador da ‘Operação Dia das Crianças’ e diretor de Conformidade, Produtos e Serviços do órgão, Anibal Pompeu, o consumidor deve ficar atento no momento da compra do brinquedo.
“Todo produto deve apresentar na embalagem informações como identificação do fabricante, do importador e as advertências quanto ao seu uso, que devem estar em local visível, com letras legíveis e em Língua Portuguesa. Vale a pena lembrar que o selo do Inmetro é a garantia de que o produto passou por testes e atendende aos requisitos mínimos de seguranças estabelecidos”, explica.

Alerta para pulseiras de elástico

Uma grande preocupação na ‘Operação Dia das Crianças’ diz respeito às pulseiras de elásticos que podem conter substância cancerígena. Durante a ação, o IPEM-RJ já apreendeu 415 unidades dos produtos que estavam sendo comercializadas em diferentes bairros do Rio de Janeiro.
“Essas pulseirinhas viraram febre entre crianças e adolescentes. O que preocupa é que elas são tóxicas e podem trazer sérios problemas de saúde às crianças. Já recolhemos do comércio muitas pulseiras, e estamos intensificando a fiscalização em cima desses produtos”, alertou.
O consumidor que tiver algum tipo de dúvida ou quiser denunciar irregularidades pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ (0800.282.3040), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17hh.


Texto e fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia

Notícias relacionadas

IPEM-RJ de olho nos produtos de segurança da construção civil
'Operação Mãos à Obra' acontece em todo o país em conjunto com o Inmetro
'Operação Mãos à Obra' encontra capacetes irregulares
Produtos não apresentavam o selo da conformidade do Inmetro