Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM autua 57 lojas de vestuário feminino no Rio

Operação Dia das Mães fiscalizou 135 estabelecimentos comerciais


Wednesday, May 6, 2015



O Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) realizou ao longo do mês de abril e início de maio a "Operação Dia das Mães" que tinha como objetivo verificar se os produtos têxteis, com foco em moda feminina, eram comercializados de acordo com as normas do Inmetro. As equipes de fiscalização do órgão analisaram 26.094 itens de vestuário em 135 estabelecimentos comerciais do Estado, dos quais 57 – cerca de 40% - foram autuados por irregularidades nas etiquetas das peças à venda.
De acordo com o presidente do órgão, Marcus von Seehausen, a principal irregularidade encontrada durante a ação foi a falta de informações obrigatórias que deviam estar presentes nas etiquetas dos produtos.
“Os produtos têxteis devem trazer informações como razão social, nome ou marca e CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil - nome e percentual das fibras e filamentos que compõem o tecido -, instruções de cuidados para a conservação do produto, além do tamanho ou dimensão da peça”, explicou o presidente, lembrando que todas as informações devem estar em português.
As empresas autuadas pelo IPEM-RJ têm 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto e estão sujeitas à aplicação de multas que variam entre R$ 100 e R$ 60.000. O consumidor que tiver dúvida na hora de comprar a mercadoria deverá ligar para a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone 0800-282-3040 ou enviar um e-mail para ouvidoria@ipem.rj.gov.br .

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia