Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

Posto de combustível é fechado em Jacarepaguá

Estabelecimento, com bandeira Ipiranga, apresentava erros de vazão em torno de 10%


Wednesday, August 12, 2015



Após receber denúncias de consumidores, uma ação de fiscalização conjunta entre fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), policiais civis da Delegacia de Defesa do Serviço Delegado (DDSD), técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto de Metrologia (INMETRO), encontrou fraude eletrônica em todas as bombas de combustível do Auto Posto Xavante, no Largo da Freguesia, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital.

No Posto, com bandeira Ipiranga, as 12 bombas presentes apresentavam erros de vazão em torno de 10% para menos em cada 20 mil mililitros. Ou seja, se o motorista pagasse por 20 litros, apenas 18 litros entravam no tanque do carro. Foi uma operação minuciosa por se tratar de uma fraude por sistema eletrônico.

O Auto Posto Xavante foi lacrado e o gerente do estabelecimento foi encaminhado por policiais para a delegacia. As fraudes foram recolhidas por técnicos do INMETRO para a realização da perícia. O posto foi autuado e as multas variam entre R$ 500 e R$ 1,5 milhão.

Sem entender o que acontecia, o aposentado E.S., de72 anos, que chegava para abastecer o carro no momento da operação, se disse surpreso ao encontrar o posto lacrado. “Toda semana abasteço o meu carro aqui, converso com os frentistas e achava que era bem atendido. Agora entendo porque a gasolina acabava rápido demais”, explicou o aposentado.

Os consumidores que desconfiarem e quiserem fazer uma denúncia podem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone 0800-282-3040 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br .

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia