IPEM-RJ inicia implantação de taxímetros em Três Rios

Após instalação do aparelho, taxistas realizarão a verificação metrológica junto ao instituto

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) inicia na próxima segunda-feira, 24, o período de implantação e verificação metrológica dos táxis convencionais do município de Três Rios, na Região Serrana. Os taxistas terão até o dia 04 de setembro para realizarem os procedimentos.

Durante este período, os taxistas permissionários deverão, primeiro, providenciar a implantação dos taxímetros junto às oficinas credenciadas pelo IPEM-RJ. Após os procedimentos, os taxistas deverão acessar o site www.ipem.rj.gov.br para agendar a verificação metrológica junto ao IPEM-RJ e emitir o Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 37,50.

A verificação metrológica dos veículos será realizada na sede da Regional do IPEM-RJ em Petrópolis (Rua Ministro Armando Alencar, nº1, Itaipava). É importante frisar que o taxista deverá levar todos os documentos solicitados para que a verificação seja realizada na data marcada e, assim, não prejudique o andamento dos trabalhos e a rotina dos motoristas.

O taxista autuado por trafegar sem a verificação metrológica no prazo estabelecido podem sofrer multas a partir de R$ 500,00. Porém, o mesmo tem até 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão. Mais informações pelo telefone da Ouvidoria do IPEM-RJ: 0800-282-3040.

Segue a documentação necessária e os calendários:

Documentação necessária:

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo junto ao DETRAN

Carteira de Habilitação do taxista

Certificado de segurança veicular

Comprovante de Residência

Certificado da última verificação do taxímetro

GRU quitada e cartão de permissionário junto a Secretaria Municipal de Transportes

Comprovante do agendamento