IPEM dá início à Operação Dia das Crianças

Fiscalização é realizada na Região Metropolitana e interior do Estado


terça-feira, 29 de setembro de 2015



Com a aproximação do Dia das Crianças, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) começou a fiscalizar, na manhã desta segunda-feira, 28, estabelecimentos que comercializam produtos infantis na Região Metropolitana do Rio. Itens como bonecas, bicicletas, mamadeiras, entre outros, estão sendo fiscalizados durante a operação batizada de “Operação Dia das Crianças” que é realizada em todo país em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Durante o primeiro dia de ação, os fiscais do IPEM-RJ estiveram em comércios da Zona Norte, Baixada Fluminense e Niterói verificando se os produtos vendidos apresentam o selo do INMETRO e se estavam de acordo com as normas estabelecidas por lei para serem comercializados no país. A operação continua até o fim da semana.

A empresária Andrea Nobre, de 44 anos, acha importante a fiscalização nos pontos de venda, pois, muitos pais, não se atentam ao risco de comprar brinquedos para os filhos. “Os pais acham o brinquedo legal, mas não veem a idade indicada no produto e muito menos observam se o material está com o selo, ou não, do Inmetro. Muita gente compra produto pirata para presentear uma criança sem imaginar o risco que está correndo”.

Os brinquedos que forem encontrados à venda sem o selo, serão apreendidos e os responsáveis autuados e notificados para apresentarem, no prazo máximo de 10 dias, as notas fiscais dos fornecedores. Os estabelecimentos notificados podem receber multas que variam entre R$ 2.000 e R$ 50.000. Em caso de dúvida ou denúncia, o consumidor pode entrar em contato como IPEM-RJ através da Ouvidoria pelo telefone 0800-282-3040 ou email ouvidoria@ipem.rj.gov.br .

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia