Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ notifica stands em Feira de Gestantes e Bebês

Evento aconteceu no último fim de semana, na Zona Oeste do Rio


terça-feira, 20 de outubro de 2015



Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) realizaram uma fiscalização na Feira de Gestantes e Bebês, no último fim de semana, no Rio Centro, na Zona Oeste do Rio. Durante a ação, 11 stands foram fiscalizados e 07 foram notificados por comercializarem brinquedos e produtos têxteis de forma irregular. As multas para os comerciantes e fabricantes podem variar entre R$ 1 mil e R$ 50 mil.

Durante a fiscalização, 840 chupetas, 1126 mamadeiras, 1229 bicos de mamadeiras, 08 berços e 43 carrinhos para bebês foram fiscalizados e não apresentaram irregularidades. Os erros foram encontrados em 201 brinquedos – dos 2165 vistoriados - que eram comercializados sem o selo de certificação do INMETRO, e em 49 produtos têxteis – dos 1678 analisados -, entre roupas e mantas, que não traziam informações obrigatórias como a composição e o CNPJ do fabricante nas etiquetas.

Os fiscais aproveitaram a ação para verificar se itens como mamadeiras e chupetas customizadas – que foram proibidos de serem comercializados no país através de uma portaria do INMETRO – eram vendidos no local, mas nenhum material foi encontrado. Os responsáveis pelos stands notificados têm até 10 dias para apresentarem defesa junto ao IPEM-RJ.

Os consumidores que desconfiarem da regularidade de alguns produtos ou serviços podem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone 0800-282-3040.

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia