Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

Operação Papai Noel do IPEM fiscaliza mais de 50 mil brinquedos

Mais de 11 mil luminárias natalinas foram analisadas durante a ação


terça-feira, 15 de dezembro de 2015




Durante a Operação Papai Noel realizada por fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), cerca de 52 mil brinquedos foram analisados e, desse total, 2.151 apresentaram erros. A ação aconteceu simultaneamente na capital, região metropolitana e no interior do Estado, durante a última semana. Já das 11.145 luminárias tipo pisca-pisca e mangueiras natalinas analisadas, 46 apresentaram erros.
Das 488 bicicletas de uso infantil analisadas na operação, nenhuma apresentou irregularidades. Os brinquedos apreendidos tinham erros como a falta do selo do Inmetro e também da classificação etária indicativa. Já com as luminárias natalinas não foram encontradas no produto informações obrigatórias como indicação do nome, marca ou logotipo do fabricante/importador, entre outras informações.
As lojas e empresas notificadas pelo IPEM-RJ têm dez dias para apresentarem defesa junto ao órgão. Caso sejam autuadas, as multas podem variar entre R$ 2.000 e R$ 50.000. Durante a Operação Papai Noel realizada em 2014, 24.038 brinquedos foram verificados e, desse total, 4.133 apresentaram irregularidades.
Em caso de dúvida ou denúncia, o consumidor pode entrar em contato com o IPEM-RJ através da Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800-282-3040.

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia