Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM realiza inspeção nos veículos do Programa Caminho da Escola

32 ônibus receberam o selo


segunda-feira, 21 de janeiro de 2019



Os servidores da Diretoria de Conformidade do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RJ) realizaram nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, em Xerém, município de Duque de Caxias, a inspeção dos veículos escolares do Programa Caminho da Escola. Ao todo, 32 ônibus receberam o selo do Ipem/RJ, após terem sido checados mais de cem itens, desde os manuais do veículo até a plataforma elevatória veicular, conforme Normas do Inmetro.
O programa Caminho da Escola tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes públicas, municipal e estadual, de educação básica. O público atendido são estudantes residentes nas áreas urbanas, rurais e ribeirinhas.
Os veículos são montados especialmente para essas regiões, adaptados para maior segurança dos estudantes e qualidade no transporte.
A inspeção faz parte de um convênio entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o IPEM-RJ. Desde de 2007, equipes do Ipem/RJ garantem que, ao início do ano letivo, o transporte dos estudantes seja seguro. Em 2018, o IPEM/RJ realizou 370 inspeções deste tipo.
Os servidores do Ipem/RJ são treinados pelos técnicos da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todos os anos os funcionários do Ipem passam por novo treinamento, para realizarem a aferição da nova frota a ser lançada.
O Ipem/RJ também realiza esta inspeção na frota de veículos escolares que atendem os estudantes do Espirito Santo, e outros estados, sempre sob demanda dos Ipem Estaduais.
A vistoria foi realizada na sede da empresa Marcopolo em Xerém, Duque de Caxias.

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia