IPEM-RJ divulga calendário para a atualização de Taximetros

Taxistas deverão realizar o serviço nas Oficinas Credenciadas

Friday, January 25, 2019

Cerca de 33.000 taxistas do município do Rio de Janeiro já poderão programar a atualização da nova tarifa de taxímetros, conforme estabelecido pela Resolução 3.067 da Secretaria municipal de Transportes (SMTR), publicada no Diário Oficial do Município do dia 27/12/2018.
Este serviço será realizado nas oficinas credenciadas pelo IPEM/RJ constantes do site www.ipem.rj.gov.br. Para esta fase, deverá ser observado o seguinte calendário:

TÁXIS EXECUTIVOS - 25/02 a 27/02 - TODAS AS PLACAS;
TÁXIS CONVENCIONAIS - 11/03 a 24/04 - TODAS AS PLACAS, SENDO OBSERVADO O PERÍODO QUE CADA FINAL DE PLACA DEVE REALIZAR O SERVIÇO.

Enquanto os taxímetros estiverem sendo aferidos pelas oficinas, os passageiros devem observar a tabela afixada no vidro traseiro de cada veículo, para converter o valor da tarifa marcado no taxímetro para os valores publicados pela Secretaria Municipal de Transportes -SMTR.
A partir de 24/04/2019, os táxis da Cidade do Rio de janeiro não mais poderão utilizar tabelas para a correção de tarifas.
Após a realização da atualização tarifária nas oficinas credenciadas, os taxistas deverão acessar o site www.ipem.rj.gov.br para agendar a verificação metrológica e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$52,18, que deverá ser quitada até cinco dias antes da data do agendamento do serviço.
Neste ano, o IPEM/RJ adotou o seguinte cronograma para verificação metrológica:

TÁXIS EXECUTIVOS - 11/03 a 15/03

TÁXIS CONVENCIONAIS

Final 0 - 18/03 a 10/04
Final 1 - 11/04 a 13/05
Final 2 - 14/05 a 06/06
Final 3 - 07/06 a 04/07
Final 4 - 05/07 a 30/07
Final 5 - 31/07 a 23/08
Final 6 - 26/08 a 18/09
Final 7 - 19/09 a 14/10
Final 8 - 15/10 a 08/11
Final 9 - 11/11 a 05/12

O agendamento será feito por data e turno do serviço, para o período estabelecido pelo final da placa. Caso seja necessário remarcar a data, será permitido um único reagendamento do serviço.
A verificação no IPEM-RJ somente será efetivada com o comprovante do pagamento da GRU.
Para realizarem a verificação metrológica, os taxistas deverão se apresentar na sede do Ipem/RJ - Rua Padre Manoel da Nóbrega 539, Piedade/RJ, com os seguintes documentos:

Carteira Nacional de Habilitação;
CPF ou CNPJ (se for pessoas jurídica);
Comprovante de residência do permissionário, no caso de mudança ou divergência do endereço constante no cadastro dos taxistas pela SMTR;
Certificado da última verificação metrológica do taxímetro;
Certificado de registro de Licenciamento do Veículo (CRVL), do exercício atual ou do imediatamente anterior, para veículos movidos a gás natural (GNV);
Certificado de Segurança Veicular (CSV) para veículos movidos a gás natural (GNV), dentro da validade prevista no certificado;
Certificado atualizado do poder público municipal concedente;
Comprovante do pagamento da taxa metrológica da União (GRU);
Cartão de Identificação do Permissionário;
Procuração para terceiros, inclusive para o motorista auxiliar e o documento oficial de identificação do procurador;
Comprovante do agendamento impresso;
Guia da Execução de serviços pela oficina credenciada. Ofício da Prefeitura e publicação do ato no Diário oficial para os casos de permuta do veículo e transferência da autonomia.

No link: http://www.ipem.rj.gov.br/Instrumentos/Taximetro/ComoVerificar.aspx , o permissionário pode ter acesso ao calendário, as portarias e modelo de procuração.