Operação “Volta às aulas” recolhe material fora das Normas

No total foram apreendidos 545 itens.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019



A equipe da Diretoria de Conformidade (DCONF) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ) realizou na última semana, do dia 04 a 08 de fevereiro, a Operação Especial “Voltas às Aulas”, nela os fiscais visitaram 55 estabelecimentos comerciais fiscalizando a qualidade dos materiais escolares e realizaram a apreensão de 545 itens.

A ação aconteceu nos municípios de Barra Mansa, Barra do Pirai, Duque de Caxias, Maricá, Magé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda.

No total foram verificados 56.634 itens, dentre eles apontadores, borrachas, canetas hidrográficas, colas, esquadros, totalizando 19 itens obrigatórios da Agenda do INMETRO. O item que apresentou maior índice de irregularidades foram os marcadores de texto, com 4,57% de reprovação.

Os servidores foram aos estabelecimentos comerciais com o intuito de fiscalizar se os artigos escolares estavam dentro das Normas Técnicas aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Durante o ano, as operações especiais da Diretoria de Conformidade são executadas obedecendo às demandas sazonais, de acordo com a Agenda do INMETRO programada junto ao IPEM/RJ.

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia