INMETRO realiza calibração de Bancada no IPEM/RJ

O serviço é realizado por meio de protocolos estabelecidos pelo INMETRO


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019



Na manhã desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a equipe do Laboratório de Medições Elétricas e Gás (LAMEG) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ), recebeu os representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para realizarem a calibração da bancada de verificação de Medidores de Energia Elétrica. Este serviço é realizado por meio de protocolos estabelecidos pelo INMETRO e deve ser realizado de acordo com o tempo e uso da bancada.

A bancada foi instalada no Instituto no ano de 2015, possui 10 pontos para análise dos relógios medidores do consumo de Energia Elétrica e realiza ao ano, em média, 300 verificações metrológicas. A maior parcela de pedidos de verificação é relativa ao aumento no valor da conta de energia do consumidor.

Os consumidores de todo o Estado do Rio de Janeiro que se sentirem prejudicados com os valores cobrados pelas concessionárias de energia podem solicitar o serviço ao IPEM/RJ. Para isso, antes eles deverão realizar contato com as empresas fornecedoras de energia e caso não obtenham sucesso entrar em contato com o Laboratório de Elétrica no número (21) 2332-4179.

Antes de realizar o serviço é necessário que o consumidor se certifique que não há nenhuma interferência material em sua residência. “Pedimos ao contribuinte que verifique suas instalações elétricas e realize a simulação de consumo, disponível para preenchimento no site das concessionárias”, explica a equipe do Laboratório de Medições do IPEM/RJ.

Atualmente existem dois tipos de medidores de energia, com chip e convencional. Para realizar a verificação nos relógios com chip o técnico do IPEM/RJ tem que ir ao local e o convencional pode ser levado ao Instituto.

Caso exista a necessidade de retirada do medidor para realização de ensaio em laboratório, a concessionaria que realizará a retirada acompanhado do requerente. “Após a retirada o relógio deverá ser colocado em envelope de segurança próprio numerado e lacrado”, finaliza a representante do Laboratório de Elétrica do IPEM/RJ, Janini Botelho.

Serviço:

Laboratório de Medições Elétricas e Gás
Telefone: (21) 2332-4179
E-mail: lab.eletrica@ipem.rj.gov.br

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia