IPEM/RJ dá dicas no Dia do Consumidor

Para se prevenir e não cair em armadilhas o consumidor deve verificar determinadas situações do dia a dia


sexta-feira, 15 de março de 2019



Nesta sexta-feira, dia 15 de março, é comemorado mundialmente o “Dia do Consumidor”. A data foi criada com o intuito de proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, entre as pessoas que consomem e também as empresas e lojas.

Para se prevenir e não cair em armadilhas o consumidor deve verificar determinadas situações do dia a dia. Dentre alguns deles deve observar se há selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) em brinquedos e eletrodomésticos, se o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou ao comprar alimentos previamente pesados no supermercado, ficar de olho do taxímetro e na hora do abastecimento de seu veículo.

“O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro tem como missão garantir à sociedade do Estado do Rio de Janeiro a execução da metrologia e conformidade industrial, dos produtos e serviços com eficácia e confiabilidade. Estamos, nestes 74 dias de trabalho, nos empenhando para executar os serviços dentro da ética e do ‘compliance’”, explica o Presidente, Antônio Rocha.

O consumidor que quiser pode retirar no IPEM/RJ a cartilha “Ipem em Tiras” com dicas. Caso encontrem irregularidades podem falar com a Ouvidoria, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (21) 99484-2030, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.rj.gov.br.

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia