Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM/RJ alerta para as datas de Verificação do Taxímetro

Os dias da verificação foram definidos conforme o número das placas dos veículos


sexta-feira, 26 de abril de 2019



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ) informa que esta quarta-feira, dia 24 de abril, foi a data limite para os permissionários, que possuem taxis com placas finais 8 e 9, na cidade do Rio de Janeiro realizarem a troca da tarifa anual junto as oficinas. A verificação de 2019 acontece com base nas Portarias IPEM/GAPRE 901 e 902.
Os dias da verificação foram definidos conforme o número das placas dos veículos. No dia correspondente ao final de sua placa, o taxista deve levar o veículo ao local definido pelo IPEM/RJ, com o taxímetro instalado, já com as correções de tarifa.
Os veículos e os taxímetros passarão por vistoria que além de selos e dos lacres da verificação do ano anterior também verificará a homologação do GNV. Todos esses itens devem estar em conformidade com a portaria nº 201/2002 do INMETRO.
O veículo segue para o teste de pista, onde serão feitas simulações de trajetos nas bandeiras 1 e 2. Se aprovado, taxímetro e veículo receberão os selos e lacres de verificação, além do Certificado de Verificação Metrológica.
Se o taxímetro não for aprovado na verificação, o taxista para levar o equipamento a uma oficina credenciada para os reparos. O taxista deve dirigir-se para oficina de manutenção para reparar o equipamento no mesmo dia e voltar para o local de verificação para confirmar o reparo.
Caso o taxista não tenha realizado a troca de tarifa no prazo deve comparecer o IPEM/RJ situado à Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 539, das 9h às 16h no setor de taxi para regularizar seu veículo.


A tabela de VERIFICAÇÃO JUNTO AO IPEM pode ser verificada no link: http://www.ipem.rj.gov.br/Instrumentos/Taximetro/ComoVerificar.aspx , em Calendário de Verificação 2019.

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia