Em defesa do consumidor

Prefeito de São Pedro da Aldeia doa terreno ao IPEM-RJ

Local vai abrigar regional do órgão na Região dos Lagos

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Um marco histórico. É assim que pode ser definida a assinatura do termo de doação de bem público, realizada no dia 29 de dezembro, por parte da Prefeitura de São Pedro da Aldeia ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ). A ação permite o órgão construir uma regional no município da Região dos Lagos. Sendo esta a primeira da história do IPEM-RJ e que passa a ser própria.
A assinatura, que aconteceu na Prefeitura de São Pedro da Aldeia, só reafirmou a parceria entre a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Soraya Santos, e o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho. Para Soraya Santos, como gestora é preciso ter uma visão que ajude no desenvolvimento do município, já que São Pedro da Aldeia foi prejudicado na divisão dos royalties do Estado.
"Hoje estamos materializando um passo institucional. Estamos ajudando e apoiando o desenvolvimento de um município. O Ipem se instala em São Pedro da Aldeia para validar sua logística e ajudar em seu desenvolvimento. Tenha certeza que estou comprometida com a cidade", revelou.
De acordo com a presidente do IPEM-RJ, a escolha da instalação de uma regional em São Pedro da Aldeia vai beneficiar outros municípios da Região dos Lagos e o órgão passa a ser um catalisador de benefícios.
"O município sofre com o desequilíbrio dos royalties e o Ipem é um indutor de desenvolvimento. A instalação de uma regional do Ipem, certamente, vai ajudar São Pedro da Aldeia a minimizar os gargalos com as empresas e, sei que o prefeito fará o possível e impossível para melhorar o município. Essa é a união por um bem comum que é São Pedro da Aldeia", disse, acrescentando que a assinatura do termo de doação representa o esforço do Legislativo e do município em ajudar no desenvolvimento de São Pedro da Aldeia.
O diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar, lembrou que a doação do terreno para o órgão pode ser vista como um marco histórico.
"Esse é um marco histórico para o Ipem, principalmente para os funcionários novos que estão chegando, através do concurso público realizado no início do ano. O Ipem nunca teve uma regional própria, todas são alugadas. E, agora estamos tendo a oportunidade de implantar uma regional em São Pedro da Aldeia através dessa doação. Com isso, uma série de melhorias pode ser realizada, como por exemplo, a qualificação profissional do município, pois serão necessários funcionários qualificados para trabalhar nessa regional do Ipem. Assim, o município se vê forçado a abrir cursos de metrologia. É um verdadeiro incentivo a qualificação profissional. E de acordo com a demanda será necessário, futuramente, abrir um novo concurso público para o Ipem", explicou. Já o prefeito do município, Carlindo Filho, afirmou que São Pedro da Aldeia está ganhando com o Governo do Estado através do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro.
"São Pedro da Aldeia por sua posição logística está sendo muito procurado pelos empresários. O Ipem vem para somar no nosso desenvolvimento. Já que não recebemos a arrecadação dos royalties procuramos o primeiro mecanismo para termos outro tipo de arrecadação. Esse é um setor que vai trazer desenvolvimento para a região. Quero agradecer pela escolha de São Pedro da Aldeia ser o primeiro município a receber uma regional do Ipem na Região dos Lagos", disse.
Para o coordenador de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Gilson Pessoa Brandão, a chegada do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro ao município é um verdadeiro presente de Deus.
"A instalação de uma regional do Ipem vai facilitar nosso potencial logístico. A cidade precisa ocupar o lugar que nunca ocupou. A chegada do Ipem é um presente de Deus", avaliou.
O terreno doado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia ao Instituto de Pesos e Medida do Estado do Rio de Janeiro, que está localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Horto Escola Artesanal, mede 3.835.000 m2 e integra o loteamento Balneário São Pedro da Aldeia. A previsão é que a regional do IPEM-RJ São Pedro da Aldeia seja inaugurada em meados do próximo ano.
Também estiveram presentes na assinatura do termo de doação de bem público o presidente da Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia, Sodré e os vereadores André e Francisquinho.

Texto e fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ