IPEM-RJ recolhe balanças irregulares em feiras livres
Ação teve o objetivo de checar se instrumentos estão de acordo com a regulamentação do Inmetro
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Os agentes da Diretoria Técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) realizaram uma ação de fiscalização em balanças de feiras livres. Realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, a operação teve como objetivo checar se os instrumentos utilizados pelos feirantes estão de acordo com os requisitos estabelecidos pela regulamentação do Inmetro.
A ação fiscalizou 62 estabelecimentos e 77 balanças foram verificadas. Os fiscais também encontraram balanças fora do padrão, ou seja, os equipamentos não são modelos regulamentados pelo Inmetro e não garantem medições corretas, podendo apresentar erros de pesagem e trazer prejuízo para o feirante e o consumidor.
O diretor Técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Berruezo, explica que dicas simples podem evitar possíveis problemas tanto para o profissional quanto para o cliente.
“É importante frisar que os feirantes não devem comprar balanças que não possuam o selo de verificação do Inmetro. O equipamento dever ser adquirido em lojas especializadas, pois uma balança irregular indica que pode existir crime de receptação (origem ilícita) e sonegação fiscal. Essa orientação evita que o profissional possa cair em ciladas ao adquirir um equipamento falsificado, por exemplo”, explica Rogério.
Os consumidores e os profissionais que tiverem dúvidas ou desconfie de algum tipo de irregularidade em balanças podem entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro através do telefone (21) 96874-2042 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.rj.gov.br.
Esse é o IPEM RIO, uma Autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor!
Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ