IPEM-RJ tem nova sede em Volta Redonda

Inauguração está prevista para o próximo mês

Monday, January 23, 2012

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) tem uma nova regional em Volta Redonda. O órgão passará a atender na Rua Desembargador César Salamonde, nº 363, bairro Aterrado. A mudança de endereço aconteceu pelo fato da antiga regional, situada à Rua Pitágoras, nº 399, no bairro Retiro, não comportar mais a infraestrutura do órgão.
Segundo a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, a previsão é que a nova regional, que está em fase de organização de infraestrutura , seja inaugurada até meados de fevereiro.
"Estamos na fase final de organização da regional de Volta Redonda. Na unidade, teremos um telecentro que visa capacitar a mão de obra metrológica local", revelou.
Porém, a nova regional não ficará por muito tempo situado no bairro Aterrado. Tudo pelo fato da Prefeitura de Volta Redonda ter cedido um terreno municipal para a construção da regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro que passará a ser própria.
A presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, ao lado do vice-presidente do Instituto, Raimundo Lacerda; do diretor técnico, Julio Cesar; da diretora administrativa e financeira, Regina Ribeiro; e do diretor de qualidade, Sérgio Macedo, pela doação do terreno, localizado na Rodovia Presidente Dutra ao lado do Parque Industrial Roma e do Hospital Municipal Médio Paraíba, ainda em construção, no bairro Roma II.
"A escolha da construção de uma regional do Instituto em Volta Redonda se deve a vocação industrial da cidade e pela parceria com o prefeito Neto que tem uma visão de desenvolvimento. Sem dúvida, esse será o primeiro passo para minimizar os gargalos produtivos das indústrias. No primeiro momento em que foi conversado com o prefeito Antônio Francisco Neto sobre a construção de uma regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, ele rapidamente aceitou firmar essa parceria. É um prefeito com visão de futuro. Volta Redonda é uma cidade em constante desenvolvimento e a regional do IPEM no município atenderá não só o polo industrial de Volta Redonda, mas os municípios do entorno, como por exemplo, Angra dos Reis e toda a região da Costa Verde", destacou.
A expectativa é que a regional do IPEM-RJ, que possui uma área de 5 mil metros quadrados, fique pronta ainda este ano. Enquanto a unidade não fica pronta, a nova regional do Instituto funcionará com 15 técnicos, sendo estes aprovados em concurso público, que estão em treinamento na sede do órgão, em Piedade, no Rio de Janeiro. Uma série de fiscalizações, como aferição de taxímetros, pesos utilizados no comércio como referência, bombas de postos de gasolina, brinquedos, postos de Gás Natural Veicular (GNV), tacógrafos, e combate a fraudes será realizada pelo órgão. Além disso, a regional de Volta Redonda contará com um núcleo de saúde e perícia técnica, e emissão de certificados que garantem a qualidade dos produtos para os consumidores.

Texto e fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ