Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ inicia ação para verificar peso de ovos de Páscoa

Consumidores precisam ficar atentos a alguns detalhes


Wednesday, March 14, 2012



No Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) dá início à operação 'Coelho da Páscoa', onde fiscais da Diretoria de Metrologia Legal e da Qualidade do órgão, irão verificar e coletar para análise, produtos em lojas de varejo, shoppings e supermercados de toda a cidade, além dos municípios de Niterói e São Gonçalo.
Os técnicos irão verificar no laboratório, após a coleta dos produtos, se o tamanho, peso e os brindes contidos nos ovos seguem as especificações determinadas por lei.
Os consumidores precisam ficar atentos para alguns detalhes na compra dos ovos, como por exemplo, observar a data de validade do produto, sua procedência e, principalmente, naqueles que trazem brinquedos em seu interior, se a embalagem traz a certificação do Inmetro. Há ainda a verificação se a quantidade de chocolate prometida na embalagem condiz com o real peso do produto.
A multa aplicada, no caso de irregularidades detectadas, pode chegar à R$ 60 mil e toda a mercadoria pode ser retirada das prateleiras.

Denúncias

Os consumidores que tiverem algum tipo de dúvida com relação aos ovos de Páscoa adquiridos, podem ligar para a ouvidoria do IPEM-RJ através do 0800-2823040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Texto: Carlos Pitombeira/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia