Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ anuncia verificação dos táxis no Sambódromo

Atendimento itinerante acontece entre 16 de abril e 17 de maio para todos os finais de placa


Tuesday, April 9, 2024




O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) já iniciou a verificação dos táxis convencionais que circulam no município do Rio. Este ano, os profissionais contam com novos pontos de vistoria que facilitarão suas vidas. Além do serviço ser realizado na sede do órgão, em Piedade e no Posto Avançado IPEM-RJ Ceasa; o Sambódromo receberá a Unidade Móvel do Instituto.

O presidente do IPEM-RJ, Kennedy Martins esclarece que o serviço de descentralização atende a determinação do governador Cláudio Castro e uma reivindicação antiga da categoria: a agilidade no processo de verificação metrológica.

“O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro deu início, em fevereiro, a vistoria dos cerca de 33 mil táxis convencionais do município do Rio. Com muito planejamento e esforço, conseguimos colocar em prática a vistoria descentralizada que visa agilizar o atendimento junto aos taxistas. Com mais opções de locais para a realização do serviço, o profissional economiza tempo e fica livre para trabalhar no mesmo dia”, explica.

Independente da escolha do local de verificação, o permissionário deverá realizar o agendamento através do site do órgão – www.ipem.rj.gov.br. Além disso, o taxista deverá estar atento ao calendário, de acordo com os finais de placa.


Na sede do IPEM-RJ e no Posto Avançado IPEM-RJ Ceasa, o serviço está sendo realizado apenas para o veículos com final de placa 1 (um). Os profissionais terão até 15 de abril para efetuar a verificação metrológica obrigatória.

Já na Unidade Móvel IPEM-RJ Sambódromo, os fiscais da Diretoria Técnica (Ditec) estarão atendendo, entre os dias 16 de abril e 17 de maio, todos os finais de placa.

O diretor Técnico, Rogério Berruezo, revela que a descentralização e a desburocratização das vistorias já são um sucesso.

“A descentralização e a desburocratização das vistorias já são um sucesso. Para se ter uma ideia, nos meses de fevereiro e março, a Unidade Móvel do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro esteve em Campo Grande. Nesse período, 450 táxis realizaram a verificação metrológica por lá; o que agilizou o atendimento dos profissionais da Zona Oeste”, comemora Berruezo.


Sistema QR Code

Vale a pena lembrar que além dos novos pontos de vistoria, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro também apresenta, pela primeira vez, o selo Ande de Táxi Legal com o sistema QR Code. A implantação do código começou através do certificado de vistoria em uma parceria pioneira entre o IPEM-RJ e o Inmetro, no ano passado.

“A implantação do sistema QR Code garante a segurança dos taxistas e dos passageiros e também facilita a identificação de táxis piratas durante as blitzes dos órgãos”, analisa o diretor técnico do Instituto.


SERVIÇO:
Vistoria Táxis Convencionais do Município do Rio de Janeiro

1. SEDE IPEM-RJ
Endereço: Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 539 – Piedade
Data: 19 de Março a 15 de Abril
Horário: 8h às 17h
Final de Placa: 1 (um)
Agendamento: através do site www.ipem.rj.gov.br


2. POSTO AVANÇADO IPEM-RJ CEASA
Endereço: Avenida Brasil, nº 19.001 (dentro do pátio do Detran) – Irajá
Data: 19 de Março a 15 de Abril
Horário: 8h às 16h
Final de Placa: 1 (um)
Agendamento: através do site www.ipem.rj.gov.br


3. UNIDADE MÓVEL IPEM-RJ SAMBÓDROMO
Endereço: Rua Marquês de Sapucaí – Santo Cristo
Data: 16 de Abril a 17 de Maio
Horário: 8h às 16h
Final de Placa: todos
Agendamento: através do site www.ipem.rj.gov.br

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia