IPEM-RJ libera calendário de verificação dos táxis de Niterói

Taxistas terão de 6 de maio a 14 de junho para realizar o serviço junto ao Instituto

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Os taxistas permissionários do município de Niterói já podem se organizar para realizar a verificação metrológica obrigatória em seus taxímetros. É que o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) já fixou o calendário de procedimentos de atualização da tarifa e da vistoria, conforme descrito na Portaria IPEM/GAPRE nº 1245 de 4 de abril de 2024 e publicada em Diário Oficial.

No período compreendido entre os dias 15 de abril a 10 de maio, os taxistas permissionários deverão providenciar a atualização de tarifa em seus taxímetros junto às oficinas credenciadas, conforme autoriza o Decreto nº 15.274/2024, da Prefeitura do Município de Niterói. O permissionário que tiver dúvidas na hora da escolha de uma oficina, o site do IPEM-RJ – www.ipem.rj.gov.br – disponibiliza a relação de oficinas credenciadas para a realização do serviço de atualização de tarifa.

Já o procedimento de verificação metrológica junto ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro será realizado entre os dias 6 de maio e 14 de junho. O atendimento será efetuado na Regional de Niterói que fica localizada na Rua Professor Joaquim Costa Riberio, nº 31, Centro. Para agendar o serviço e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o taxista precisa acessar o site do Instituto.

No dia agendando, o taxista realizará a análise documental e o teste de pista. Mediante a aprovação de todos os requisitos que integram a verificação metrológica obrigatória, os fiscais da Diretoria Técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro emitiram o Certificado de Verificação e fixaram no para-brisa direito o selo Ande de Táxi Legal com validade até 2025; ambos já contarão com o sistema QR Code que garante mais segurança ao profissional e ao passageiro.

SERVIÇO:
* Atualização de Tarifa Junto às Oficinas Credenciadas