IPEM-RJ coleta produtos típicos de Natal
Material será encaminhado para perícia nos Laboratórios de Pré-Medidos do órgão
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Com a proximidade do Natal e o aumento pela procura dos produtos típicos que vão à ceia do consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) está realizando coletas de itens como panetone, azeite, nozes, uva passas, bacalhau e as tradicionais aves natalinas.
O objetivo da fiscalização da Diretoria Técnica do IPEM-RJ é checar a fidelidade das indicações de peso/volume dos produtos pré-embalados; ou seja, que são embalados na ausência do consumidor.
As coletas estão sendo realizadas em diversos estabelecimentos comerciais do município do Rio de Janeiro; e posteriormente os produtos serão periciados nos Laboratórios de Pré-Medidos da sede do Instituto, em Piedade, e na Regional Niterói.
O diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Berruezo, esclarece que as perícias determinam com exatidão se o peso dos produtos está de acordo com as informações declaradas nas embalagens.
“Vale a pena esclarecer que o peso do produto deve ser maior do que o conteúdo descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem dever ser desconto. Uma dica importante para o consumidor é utilizar as balanças disponibilizadas pelos supermercados para realizar a conferência”, explica Berruezo.
Esse é o IPEM RIO, um órgão delegado do Inmetro e uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor e garantindo que a ceia de Natal chegue à medida certa na mesa do consumidor.
Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ