IPEM-RJ encontra fraudes eletrônicas em postos de combustíveis
Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro visou o combate a fraudes e garantir o direito do consumidor
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Com o objetivo de combater a fraude na qualidade e na quantidade de combustível, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) participou da ‘Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro’, que foi coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, os agentes da Diretoria Técnica do IPEM-RJ fiscalizaram dez postos de combustíveis e detectaram inúmeras irregularidades. Dos 123 bicos fiscalizados, 46 foram reprovados, resultando em 46 interdições e autuações. Além disso, 40 equipamentos suspeitos de fraude eletrônica foram apreendidos. Cabe ressaltar que as fraudes eletrônicas são oriundas da instalação de dispositivos clandestinos – como placas, chips ou softwares adulterados – que reduzem o volume real de combustível entregue, embora o visor da bomba indique quantidade maior. Consequentemente, os consumidores são lesados na hora do abastecimento.
Para o diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Berruezo, os consumidores devem estar atentos.
“É fundamental que o consumidor verifique se a bomba possui o selo do Inmetro, observe se a bomba está em bom estado, se os indicadores eletrônicos do painel estão funcionamento corretamente, sem dígitos apagados ou danificados e checar se as mangueiras de abastecimento não apresentam vazamentos ou deformações. Essas orientações auxiliam na identificação de possíveis irregularidades, e consequentemente, que o consumidor não saia no prejuízo”, explica Rogério Berruezo.
Os estabelecimentos flagrados com irregularidades foram autuados e podem receber multas que variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Já nos casos de fraude, as bombas devem ser substituídas, conforme a Portaria Inmetro nº 170/2025.
A Operação Tô de Olho – Abastecimento Seguro contou com o apoio do Inmetro, ANP e da Polícia Civil e ocorreu simultaneamente no Distrito Federal e em oito estados nas cinco regiões do país.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza os canais da Ouvidoria do órgão caso o consumidor tenha dúvidas ou desconfie de algum tipo de irregularidade. O contato pode ser realizado pelo telefone (21) 96874-2042 ou através do e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br.
Esse é o IPEM RIO, um órgão delegado do Inmetro e uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor.
Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ