Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ vai às ruas fiscalizar material escolar

Operação Aulas Seguras verifica se os produtos cumprem as normas do Inmetro


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026



Você sabia que o material escolar pode oferecer risco à saúde e a segurança da criança? É exatamente por isso que os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) foram às ruas para intensificar a fiscalização de itens que têm uma maior procura, nessa época do ano.

Produtos como apontador, borracha, canetas, cola, lápis de cor, cadernos, marca texto, tinta guache, entre outros foram analisados pelos fiscais das diretorias da Conformidade e Técnica do IPEM-RJ com o objetivo de verificar se os itens estão sendo comercializados conforme as normas do Inmetro.

No Laboratório de Pré-Medidos os técnicos realizaram perícia em diferentes produtos, como cadernos, por exemplo, com o objetivo de verificar se o tamanho é de fato o que está escrito no rótulo e se a quantidade de folhas está de acordo com o que é indicada no rótulo.

Cabe ressaltar que na hora da compra, os pais e responsáveis devem ficar atentos se os produtos apresentam na embalagem o selo do Inmetro, o que garante que está certificado. A verificação da faixa etário de uso, a compra em um comércio formal e a exigência da nota fiscal também garantem a segurança do consumidor e dos estudantes.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza os canais da Ouvidoria do órgão caso o consumidor tenha dúvidas ou desconfie de algum tipo de irregularidade. O contato pode ser realizado pelo telefone (21) 96874-2042 ou através do e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br.

Esse é o IPEM RIO, um órgão delegado do Inmetro e uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor.

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia