Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
IPEM Termômetros
  • Mercúrio em vidro
  • Digital

Instrumento de medição destinado a medir temperatura do corpo humano e animais, através de contato com a pele das cavidades da boca, reto e axila. A faixa de medição dos termômetros clínicos permitem leituras de temperatura de 35,5°C até 42,0°C – diz-se grau Celsius – unidade de temperatura do Sistema Internacional de Unidades – SI.

É de responsabilidade do órgão metrológico estadual (o Ipem-RJ) executar a primeira medição nos instrumentos fabricados no Brasil ou importados, antes de colocados para comercialização.

A verificação inicial objetiva aplicou os regulamentos técnicos do Inmetro, para saber o desempenho do termômetro, sua aptidão ou não de ser utilizado conforme sua finalidade. Os termômetros aprovados apresentam, fixado no seu corpo, a Marca do Inmetro de verificação Metrológica. Observe a sua existência antes de comprar.

A obrigatoriedade de verificação dos instrumentos na área de saúde objetiva o cumprimento da lei 9933/99, sendo considerada infração o seu descumprimento nos termos do art. 5º e 7º desta lei.


Mais informações pelo e-mail: lab.saude@ipem.rj.gov.br