Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
IPEM Cronotacógrafo

Os ensaios metrológicos dos cronotacógrafo são realizados nos postos de ensaios credenciados pelo Inmetro, ou no Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ).

Existem ainda os postos de selagem que são responsáveis pela instalação e manutenção dos instrumentos. Já os postos de ensaio, além de funcionarem como postos de selagem, realizam testes de ensaio metrológico no equipamento.

Para iniciar o procedimento de verificação do cronotacógrafo o proprietário do veículo deve acessar entrar no site http://dipin.inmetro.rs.gov.br/scw/grus e gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Com o comprovante de pagamento em mãos basta comparecer em um posto de selagem e/ou posto de ensaio credenciado para realizar a selagem.

Os dados recolhidos no teste são enviados para o IPEM-RJ. Se aprovado, o proprietário do veículo recebe o certificado de verificação. No caso dos cronotacógrafos reprovados, é emitida uma notificação para o reparo do veículo. Após é preciso refazer os testes com o pagamento de uma nova GRU.

As viagens realizadas com veículos portadores do cronotacógrafo podem ser reconstituídas permitindo a construção de laudos técnicos com efeitos judiciais.

Saiba como proceder onde não há postos de ensaios credenciados:

  • Os instrumentos poderão ser selados em postos de selagem cadastrado que solicitará ao Inmetro um Certificado Provisório de Verificação válido por até 3 (três) meses.

  • Esse tempo é dado ao consumidor para conduzir seu veículo até o posto credenciado para a realização do ensaio metrológico.