Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
IPEM Esfigmomanômetro

São instrumentos de medição de pressão arterial de adultos e crianças. Pode ser mecânico, digital ou coluna de mercúrio.

Pensando na saúde do cidadão, objetivando assegurar medições precisas, tornou-se obrigatório a verificação de esfigmomanômetros a partir de sua regulamentação através de legislação específica.

A utilização de esfigmomanômetros mecânicos ou aneróides sem apreciação técnica de modelo está proibida e, os instrumentos devem ser retirados de uso. Para identificar um instrumento com aprovação técnica de modelo, deve-se analisar a inscrição no visor do aparelho.

Cabe ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) a tarefa de garantir a primeira verificação nos instrumentos, antes de ser comercializados, a chamada ‘verificação inicial’ identificada com a marca/selo do Inmetro. Como também a realização da ‘verificação subsequente’, também com identificação do selo do Inmetro. Sendo a verificação anual e obrigatória.

As empresas que comercializam esfigmomanômetro devem ser credenciadas pelo Inmetro. Veja a lista de empresas registradas.

Fique atento:

  • Para um atendimento adequado é necessário checar as condições de funcionamento do aparelho;

  • O deslocamento do ponteiro da referência do zero pode ocasionar erro na leitura da pressão. Caso seja necessário, leve o aparelho para manutenção em uma empresa credenciada antes de solicitar a verificação;

  • Para realizar o conserto e a manutenção, procure empresas credenciadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ). Consulte as empresas credenciadas neste site;

  • O aparelho deve estar completo, ou seja, contendo mangueiras, braçadeira e pêra.