IPEM Quem Somos

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) foi criado em 1956 visando à defesa do consumidor no campo da Metrologia Legal e Qualidade Industrial. Em 1996, através do Decreto 22491/96 que regulamenta a Lei nº 2534/96, o Instituto se transformou em Autarquia Estadual do Rio de Janeiro vinculada administrativamente à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar as verificações, certificações e fiscalizações em produtos e serviços acreditados pelo mesmo.

A missão do IPEM-RJ é garantir à sociedade do Estado do Rio de Janeiro a execução da Metrologia Legal, assim como, a conformidade industrial com eficácia e confiabilidade. Na busca da excelência administrativa o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado o processo de gestão por estratégias, garantindo assim a sua sustentabilidade financeira e disseminando entre seus colaboradores a cultura orientada para resultados. Para isso tem priorizados a capacitação permanente de todo o seu corpo funcional.

A sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro está situada à Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 539, Piedade, Zona Norte do Rio de Janeiro. Visando atender todo o Estado, o IPEM-RJ possui seis postos regionais localizados nos municípios de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Volta Redonda.

O IPEM-RJ também se faz presente na rede social Facebook. Assim a sociedade pode acompanhar de perto as notícias do órgão.


Estrutura Organizacional

estrutura_organizacional
Clique na imagem.

ipem
Clique na imagem.