Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ está nas ruas com a Operação Natal Seguro

Objetivo da ação, em parceria com o Inemtro, é coibir a venda de brinquedos e piscas-piscas irregulares


quarta-feira, 6 de dezembro de 2023



O Natal já está chegando e os fiscais da Diretoria da Conformidade (Dconf) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) estão nas ruas fiscalizando além de brinquedos as famosas luminárias natalinas. Batizada de ‘Operação Natal Seguro’ a ação acontece em todo o Estado em parceria com o Inmetro.

Com objetivo de impedir a venda de produtos natalinos e brinquedos irregulares ou de procedência duvidosa que apresentem perigos para o consumidor, estabelecimentos comerciais localizados no principal polo comercial a céu aberto do munícipio, a Saara e lojas situadas no Sul Fluminense do Estado já foram fiscalizados pelo IPEM-RJ.

O diretor da Conformidade do Instituto, Sérgio Macedo orienta que os consumidores fiquem atentos às especificações contidas nos produtos que deseja comprar.

“Os produtos certificados como bicicleta e brinquedos devem conter o selo do Inmetro que evidencia que o produto passou por avaliações antes der ser comercializado. Com relação às luminárias pisca-pisca, devemos observar se possuem as informações referentes à potência, tensão e dados do fabricante ou importador. E também se os plugues estão certificados. Todas essas informações devem estar escritas em Português”, explica Macedo.


Produtos apresentam irregularidades


Até o momento, 10.931 produtos foram fiscalizados sendo 7.017 brinquedos e bicicletas e 3.914 pisca-pisca. No total, 883 apresentaram irregulares, 666 foram interditados e 217 foram apreendidos pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas. Dentre os principais problemas apresentados pelos produtos apreendidos são a falta de selo do Inmetro, a ausência de informação referente ao fabricante ou importador e a falta de indicação de potência, no caso das luminárias natalinas.

Ao todo, 34 lojas apresentaram algum tipo de irregularidade. No caso das irregularidades encontradas no comércio, no atacado, no fabricante ou no importador, o estabelecimento está sujeito a penalidades e multas, que variam de R$ 100 a R$ 1.5 milhão.

A Operação Natal Seguro continua até o próximo dia 8 em todo o Estado do Rio de Janeiro. Esse é o IPEM RIO garantido maior segurança para o consumidor na hora da compra de Natal.

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia