Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ no encontro entre Ministério de Desenvolvimento e Inmetro

Instituto finaliza o exercício de 2023 com balanço positivo e aprovado dentro do previsto e acordado junto ao Inmetro


quinta-feira, 7 de dezembro de 2023




O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) marcou presença na importante reunião entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); os 26 órgãos delegados da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Conformidade (RBMLQ-I) e a Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi).

Como parte das comemorações dos 50 anos do Inmetro, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin anunciou uma série de medidas que fortalecerá a Rede.

“Para celebrar, estamos adotando ações de estímulo como concurso público que selecionará 100 analistas e pesquisadores; redução de taxas; intensificação da fiscalização de estabelecimentos; acordo com o Senai Nacional para criar uma plataforma digital para certificar produtos e processos da indústria”, detalhou Alckmin.

Durante o evento, realizado na sede do Inmetro no Centro do Rio, também foi anunciado pelo ministro um repasse de R$ 27,5 milhões para o sistema Inmetro/Rede de Metrologia, que garantirá o bom desempenho do trabalho do sistema nos primeiros meses de 2024, até que seja aprovada a Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, o Planejamento Estratégico do Inmetro para o exercício 2024-2027 foi aprovado.

Presente no evento, o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Kennedy Martins, acredita que as novidades anunciadas são medidas fundamentais para proteger os consumidores e garantir a competitividade das empresas, gerando emprego e renda.

“Podemos definir esse encontro como o fortalecimento das instituições. O Inmetro nesse meio século de vida desenvolve um trabalho importante sobre vários aspectos, sobretudo garantido a segurança que a sociedade precisa. E, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro como um órgão delegado do Inmetro faz parte dessa brilhante história. Finalizamos o exercício de 2023 com um balanço positivo e aprovado dentro do previsto e acordado junto ao Inmetro. Em se tratando do exercício de 2024, a previsão orçamentária será melhor e com boas perspectivas de forma a elevar a nossa relevância junto à sociedade”, analisa Kennedy Martins.

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ
Fotos: Cadu Gomes/Vice-Presidência da República e Dicom/nmetro

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia