Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível alternativo para veículos e que em relação à gasolina pode gerar uma economia de até 60% para o consumidor. A instalação e a manutenção do kit GNV só devem ser realizadas em oficinas registradas. Veja a lista de empresas registradas.
A inspeção anual do sistema de GNV só pode ser realizada em oficinas registradas. E, posteriormente o proprietário do veículo apresenta o documento de aprovação na inspeção anual do carro. Os componentes do kit-gás devem, obrigatoriamente, ser retestados por oficina registrada, a cada 5 (cinco) anos. O prazo de vida útil do cilindro varia de 15 a 20 anos a partir da data de sua fabricação, de acordo com o fabricante
Só é permitida a instalação do kit de Gás Natural Veicular em oficinas registradas pelo INMETRO. Não coloque sua vida e de sua família em risco.
Denuncie oficinas sem registro, através da Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) através do telefone 21 96874-2042 ou pelo email ouvidoria@ipem.rj.gov.br.
Fique atento:
Ecologicamente correto, o Gás Natural Veicular não polui o ambiente;
Por inflamar em temperaturas superiores aos dos demais combustíveis, como por exemplo, a gasolina e o etanol, o Gás Natural Veicular é mais seguro.
Dicas de Segurança:
Não faça transferência de gás de um cilindro para o outro;
Produtos corrosivos devem ser mantidos distantes do cilindro;
O cilindro deverá ser mantido preso, não o solte;
Busque uma oficina requalificadora licenciada em caso de exposição do cilindro a fonte de calor, observando qualquer problema de segurança ou nas válvulas;
O tanque deve se manter abastecido com pelo menos um quarto de combustível;
Abasteça o cilindro fora do veículo;
Abasteça com a pressão inferior a 220kgf/cm2.