Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
IPEM Cronotacógrafo

Relação de empresas autorizadas a realizar a instalação do instrumento. Clique aqui e veja a lista.

Cronotacógrafo é um instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo. Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 (dez) lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. O aparelho registra dados importantes em um disco diagrama, de papel especial, instalados no próprio cronotacógrafo. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por 7 (sete) discos interligados.

Todas as informações ficam registradas nesse equipamento e, ao analisá-las, é possível descrever o comportamento do motorista. O cronotacógrafo registra nesses discos a velocidade, à distância percorrida e o tempo. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Portanto, através desse equipamento é possível reconstituir e a elaboração de laudos técnicos em caso de acidente com produção de provas aceitas legalmente. Assim sendo, a verificação dos cronotacógrafos trará confiabilidade aos registros destes instrumentos, ajudando a diminuir o número de acidentes pelo controle contínuo da condução destes veículos.