Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ encontra selo do Inmetro falso em ação 'Criança Feliz'

Fiscalização, realizada na Saara, contou com apoio da Receita Federal e da Polícia Militar


Tuesday, October 9, 2012



A operação 'Criança Feliz', realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) com o objetivo de verificar a segurança dos brinquedos vendidos nos estabelecimentos comerciais, resultou na apreensão de rolos falsos que apresentavam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O material foi apreendido em uma loja que vendia produtos chineses na Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), no Centro do Rio.
A operação, que contou com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar, fiscalizou 42.674 brinquedos dos quais, 6.650 brinquedos foram apreendidos por apresentarem algum tipo de irregularidade.
Para a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, o elevado número de apreensões e a existência de selos do Inmetro falsificados é alarmante.
"A existência desses selos é muito preocupante. Todo o material apreendido, inclusive os selos, será analisado por nossos técnicos no IPEM-RJ. Caso seja constatada irregularidades, um inquérito administrativo será aberto. Além disso, o fato será encaminhado para a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (Drcpim) para que as medidas legais sejam tomadas e os responsáveis possam ser punidos dentro da lei", explicou.
Soraya Santos alerta aos pais que fiquem atentos na hora de comprar o presente do Dia das Crianças.
"Os cuidados já começam na prateleira. É fundamental que o consumidor verifique a identificação do fabricante, do importador e as advertências quanto ao seu uso. Todas essas informações devem estar em local visível, com letras legíveis e em Língua Portuguesa. O consumidor deve estar atento ainda se o produto tem certificação específica para faixa etária", revelou.

Produtos irregulares

A operação 'Criança Feliz', iniciada em 24 de setembro, teve com a finalidade de coibir a venda de produtos irregulares e checar se os brinquedos estão de acordo com normas estabelecidas por lei. O consumidor que tiver dúvida quanto à venda de brinquedos ilegais pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, através do telefone 0800.282.3040.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ
Foto: Carlos Pitombeira/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia