Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

'Operação Volta às Aulas' do IPEM-RJ reprova duas marcas

Produtos apresentam peso inferior ao indicado na embalagem


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



A 'Operação Volta às Aulas', realizada pelo Instituto de Pesos e Medidos do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), encontrou irregularidades. Dos 710 produtos de material escolar recolhidos, dois foram reprovados pela análise técnica do laboratório de Pré-Medidos do órgão. A cola em bastão de 15 gramas da marca Tris e a massa de modelar de 78 gramas da marca Mapedi não passaram no teste. Ambas as marcas estavam com peso inferior ao indicado na embalagem dos produtos.
De acordo com a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, a fiscalização foi intensificada após o aumento no número de ligações para a Ouvidoria do órgão.
"Só no mês de janeiro a Ouvidoria do IPEM registrou 23 chamados. Todos eles eram consumidores querendo tirar dúvidas sobre produtos de material escolar. Vale a pena ressaltar que o Instituto fiscaliza durante todo o ano esses materiais. Porém, no início do ano letivo as fiscalizações são intensificadas devido o aumento da comercialização desses produtos", revelou.
Os fiscais do IPEM-RJ recolheram 46 marcas de produtos como cadernos, tintas guaches, colas, massa de modelar, papel A4, elásticos, entre outros em todo o Estado. Encontradas irregularidades o fabricante estará sujeito a multa que varia de R$ 100 a R$ 60 mil.

Texto e fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia