IPEM-RJ começa no dia 19 verificação de táxis de Campos

Atendimento acontecerá na regional do órgão até 30 de abril

quinta-feira, 14 de março de 2013

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) inicia, na próxima semana, a verificação periódica de taxímetros - exercício 2013 - e a mudança de tarifa dos veículos que circulam em Campos dos Goytacazes. O serviço será realizado entre os dias 19 de março e 30 de abril para todas as placas na regional do órgão em Campos, situada à Rua Voluntários da Pátria, nº 235, Centro, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h.
Para a realização do serviço será necessário a retirada da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 37,50 na regional do IPEM-RJ de Campos. Na ocasião, o profissional ainda efetuará o recadastramento e o agendamento da verificação. Vale à pena lembrar que os taxímetros já verificados no exercício de 2013, também deverão realizar o recadastramento.
No dia da verificação, o taxista deverá apresentar os seguintes documentos:
* Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2012 ou 2013;
* Certificado do IPEM-RJ do exercício de 2012 ou 2013;
* Certificado de Segurança Veicular, no caso de carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) na validade;
* GRU devidamente quitada.
Já os taxímetros que não foram verificados no exercício de 2012 estarão sujeito à multa por falta de verificação. Além disso, o não comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa será considerado como falta de verificação; estando o taxista sujeito a penalidade de multa.
No caso do permissionário que não puder efetuar a verificação dentro do prazo estabelecido no calendário de verificação, será necessário requerer junto a regional do órgão em Campos dos Goytacazes, novo prazo - no máximo 60 dias - para a realização do serviço. É importante ressaltar que o pedido de prazo não autoriza o permissionário angariar passageiro sem a verificação do taxímetro. Após o período, o taxista estará sujeito as penalidades legais.
O taxista que encontrar dúvidas poderá entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone 0800.282.3040, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, ou pelo telefone da regional do órgão de Campos de Goytacazes (22) 2728-5063, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h; bem como pelo e-mail regional.campos@ipem.rj.gov.br.

Fotos: Arquivo/IPEM-RJ