Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

‘Operação Carnaval’ chega ao fim com 235 produtos irregulares

Fantasias apresentaram algum tipo de irregularidade


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014



A ‘Operação Carnaval’ chega ao fim após uma semana os fiscais da Diretoria de Conformidade Produtos e Serviços do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) estarem nas ruas verificando produtos comercializados nesta época, como preservativos e fantasias.
Ao todo, 12.009 produtos foram fiscalizados – sendo 6.622 fantasias e 5.387 preservativos. De acordo com análises, 235 fantasias apresentaram problemas e foram recolhidas dos estabelecimentos comerciais evitando assim, que os consumidores fossem lesados na hora da compra. Os fabricantes já foram notificados e têm prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao órgão, estando sujeitos à multa.
O IPEM-RJ informa que as fantasias, compostas por produtos têxtil devem apresentar a composição do tecido na etiqueta, bem como razão social ou nome da marca registrada do fabricante, CNPJ e país de origem. No caso dos preservativos, o consumidor deve ficar atento à embalagem que precisa apresentar a marca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que garante que o produto passou por testes antes de ser comercializado. Além disso, é fundamental verificar se a embalagem não está rasgada ou com qualquer outro vestígio de violação; bem como conferir o prazo de validade.
Em caso de dúvida, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ, através do telefone 0800.282.3040, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ
Fotos: Arquivo/IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia