Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

‘Operação Verão’ reprova 91 produtos têxteis e notifica 33 lojas

Ação do IPEM-RJ teve como foco artigos de banho e moda praia


Monday, February 10, 2014



A ‘Operação Verão’, realizada durante uma semana, reprovou 91 produtos têxteis dos 47.364 vistoriados pelos fiscais da Diretoria de Conformidade, Produtos e Serviços (Dconf) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), representando um índice de irregularidade de 0,19%. Além disso, dos 82 estabelecimentos visitados, 33 receberam notificação por algum tipo de irregularidade. Agora, os estabelecimentos têm até dez dias para apresentar defesa. Caso contrário, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, como multas que variam de R$ 100 a R$ 60 mil.
A ação, voltada para a fiscalização de produto têxtil com foco em artigos de banho e moda praia masculina e feminina, verificou o cumprimento da regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A Região dos Lagos foi o local escolhido para a ‘Operação Verão, pois o local concentra grande parte de comercialização desses produtos, como a Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, por exemplo. No entanto, a fiscalização também foi efetuada em bairros da Zona Sul do Rio.
Dentre as irregularidades encontradas em alguns produtos destaca-se a falta de informações obrigatórias na etiqueta das roupas.
“Todos os produtos devem apresentar um conjunto de informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Além disso, tais informações precisam estar na Língua Portuguesa”, explicou o diretor de Conformidade Produtos e Serviços, Sérgio Macedo.
Os consumidores que tiverem dúvidas ou quiserem apresentar denúncias por entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ (0800.282.3040), de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia