Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ realiza Operação Férias Seguras

Empresas de GNV apresentaram irregularidades. Padarias também foram fiscalizadas


terça-feira, 22 de julho de 2025



Mês de julho é mês de férias. E para garantir a segurança do consumidor neste período, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), em parceria com o Inmetro, realizou a ‘Operação Férias Seguras’ entre os dias 7 e 11 de julho.

Na ocasião, produtos de higiene e de limpeza, capacetes, churrasqueiras elétricas, colchão foram fiscalizados pelos agentes da Diretoria Técnica e da Diretoria da Conformidade do IPEM-RJ. Além disso, também foram vistoriadas balanças de restaurantes e padarias e empresas de instalação de Gás Natural Veicular (GNV).

O balanço final da ação fiscalizatória acende um alerta, pois irregularidades foram encontradas em instaladores de sistema de GNV e no requalificador de cilindros para armazenamento de gás natural veicular. Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro também registraram a ausência da informação do preço a pagar pelo quilograma do pão francês, que é lei.

A Operação Férias Seguras foi realizada em 128 estabelecimentos e fiscalizou 3.121 itens nos municípios do Rio de Janeiro, Resende, Volta Redonda, Barra do Piraí, Niterói, Itaboraí, Nova Iguaçu, Petrópolis e Itaguaí. No caso das empresas de GNV, os seis estabelecimentos fiscalizados apresentaram irregularidades como a falta de registo e de documentação obrigatória. Todos os estabelecimentos foram notificados. Já as balanças e os produtos pré-medidos não apresentaram irregularidades.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro orienta que em caso de irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão através do telefone (21) 96874-2042 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.rj.gov.br.

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia