IPEM-RJ participa de força-tarefa do Governo do Estado
Operação Fim de Férias encontrou irregularidades nos aeroportos
quinta-feira, 31 de julho de 2025
Durante dois dias, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) participou de uma ação integrada entre os órgãos do Governo do Estado, nos aeroportos Santos Dumont e Galeão. O objetivo da ação, batizada de Operação Fim de Férias, foi o de garantir a segurança e regularidades nos serviços prestados aos passageiros.
Dentre as principais irregularidades encontradas pelos fiscais da Diretoria Técnica do IPEM-RJ destacam-se balanças de bagagem desreguladas e táxis interditados. Ao todo, 23 veículos foram interditados nas imediações dos terminais; um deles por documentação vencida do sistema de Gás Natural Veicular (GNV). Além disso, três balanças de check-in apresentaram irregularidades, incluindo falha no visor e erros de peso acima do permitido por lei — chegando a 850g de diferença.
Para o diretor Técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Berruezo, a atuação integrada entre os órgãos do Governo do Estado reforça o compromisso com a segurança, a transparência e o respeito ao consumidor nos principais pontos de entrada e saída da capital fluminense.
“Essa fiscalização nos aeroportos da cidade, que são as principais portas de entrada dos turistas, é fundamental. As equipes do IPEM-RJ fiscalizaram táxis para verificar se há alguma fraude ou algum taxímetro adulterado, por exemplo. Além disso, as balanças de check-in também passaram por inspeção com o objetivo de verificar se esses instrumentos metrológicos estão conforme a legislação”, detalha Rogério Berruezo.
A Operação Fim de Férias contou com a participação da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), Procon, Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) e Polícia Militar.
Esse é o IPEM RIO sempre atuando na defesa do consumidor.
Joyce Pimentel e José Alves / Ascom IPEM-RJ