Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ está nas ruas com a Operação Abastecimento Seguro

Ação do Inmetro acontece em postos de combustíveis de todo o país


quinta-feira, 18 de setembro de 2025



Durante toda essa semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) está nas ruas com a ‘Operação Especial Abastecimento Seguro’. A ação acontece em todo o país, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o objetivo de identificar e combater possíveis irregularidades que comprometem o direito do consumidor e a concorrência justa.

Para o diretor Técnico do IPEM-RJ, Rogério Berruezo, a inciativa de uma ação nacional protege o cidadão/consumidor.

“Essa ação também é crucial para assegurar a confiabilidade das medições e fortalecer a lealdade competitiva do setor de combustível. Nossos técnicos estão verificando, por exemplo, se há mangueira vazando ou alguma placa queimada, bem como checam a quantidade de combustível entregue ao consumidor”, explica Rogério Berruezo.

A Operação Especial Abastecimento Segura também abrange a fiscalização de itens como dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e a oferta de Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (Arla 32).

Até o momento, 32 postos já foram fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro. Caso seja encontrado algum tipo de irregularidade, o estabelecimento será notificado e estará sujeito a penalidades previstas em lei, que incluem multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Os técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também participam da 'Operação Especial Abastecimento Seguro'.

Esse é o IPEM RIO, um órgão delegado do Inmetro e uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor!

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia