IPEM-RJ encontra irregularidades em instaladoras de GNV
Durante a Operação Pressão Máxima, os fiscais da Dconf estiveram em estabelecimentos da Zona Norte
terça-feira, 18 de novembro de 2025
De olho na segurança do consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) está nas ruas fiscalizando as instaladoras de gás natural veicular (GNV). A ação faz parte de mais uma fase da Operação Pressão Máxima que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, Procon e Polícia Militar.
Os fiscais da Diretoria da Conformidade (Dconf) do IPEM-RJ estiveram em instaladoras de GNV dos bairros de São Cristóvão, Praça da Bandeira, Vila Isabel e Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Do total de estabelecimentos vistoriados, 50% estavam irregulares. Dentre as irregularidades encontradas está a ausência do registro do Inmetro.
Os estabelecimentos foram autuados e estão sujeitos a penalidades previstas em lei, que incluem multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Caso o consumidor suspeite de algum tipo de irregularidade, o mesmo pode entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro através do telefone (21) 96874-2042 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br.
Esse é o IPEM RIO, um órgão delegado do Inmetro e uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor!
Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ