IPEM-RJ atua nas estradas fluminenses para garantir segurança
Fiscais estão na Barreira Fiscal de Nhangapi verificando cronotacógrafos
quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Com a chegada do feriado prolongado, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) está atuando nas estradas fluminenses com o objetivo de garantir a segurança dos motoristas e passageiros. Em mais uma fase da Operação Barreira Fiscal, os agentes da Diretoria Técnica do IPEM-RJ estão verificando os cronotacógrafos instalados em caminhões de carga que passam pela rodovia.
Na Barreira Fiscal de Nhangapi, no município de Itatiaia, os agentes do órgão já fiscalizaram 203 instrumentos, dos quais 21 apresentaram irregularidades. Entre os principais problemas constatados a maioria refere-se a não verificação do cronotacógrafo e a não renovação do certificado.
A ação é fundamental para garantir que o veículo esteja circulando de acordo com as especificações exigidas pelo Inmetro. Em caso de irregularidades como, por exemplo, caminhões que não realizaram a instalação do cronotacógrafo; o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro notifica a irregularidade e encaminha para a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANP), que é o órgão responsável, para que providencie as medidas cabíveis.
O cronotacógrafo é um instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo; podendo assim ser comparado a uma 'caixa preta'. Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 Kg e os veículos de passageiros com mais de dez lugares são obrigados, pelo Código de Trânsito Brasileiro, a ter o cronotacógrafo instalado.
Todas as informações ficam registradas nesse equipamento e, ao analisá-las, é possível descrever o comportamento do motorista. Essas informações são aceitas legalmente como provas, em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.
O motorista que tiver alguma dúvida sobre o aparelho de cronotacógrafo pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone (21) 96874-2042 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br.
Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ