Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ apreende componentes eletrônicos com indícios de fraudes

Ação também identificou a prática de bomba baixa em todos os instrumentos de medição fiscalizados


quarta-feira, 26 de novembro de 2025



Com o objetivo de coibir possíveis fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis e garantir que o consumidor pague pelo combustível que realmente abastece o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizou uma operação em postos de combustíveis de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Em um posto localizado no bairro Parque Muisa, os fiscais da Diretoria Técnica (Ditec) do IPEM-RJ apreenderam dez componentes eletrônicos com indícios de fraudes e identificaram a prática de bomba baixa em todos os instrumentos de medição fiscalizados. As bombas de abastecimento foram autuadas e interditadas. O estabelecimento foi notificado e autuado e está sujeito a penalidades previstas em lei, que incluem multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Já os componentes apreendidos passarão por análise no Laboratório Antifraude Eletrônica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro que fica localizado na Regional de Niterói. Recém-criado, o laboratório é uma importante ferramenta para garantir transparência, segurança e confiança no abastecimento.

Caso o consumidor desconfie de algum tipo de irregularidade na hora do abastecimento, o mesmo pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ através do telefone (21) 96874-2042 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br.

Esse é o IPEM RIO, um órgão delegado do Inmetro e uma Autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, sempre atuando na defesa do consumidor!

Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia