Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ inicia operação ‘Boa Viagem’

Capacetes, cadeirinhas de crianças e pneus serão analisados


segunda-feira, 17 de junho de 2013



De olho nas férias escolares que se aproximam, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) iniciou a operação ‘Boa Viagem’. Fiscais da Diretoria da Conformidade Produtos e Serviços (Dconf) do órgão verificam se os capacetes para usuários e ocupantes de motocicletas, dispositivos de retenção para crianças (cadeirinhas) e pneus comercializados em todo o Estado ostentam o Selo de Identificação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O diretor do IPEM-RJ, Sérgio Macedo, alerta para itens que devem constar obrigatoriamente nos produtos.
“No caso dos capacetes, os mesmos devem apresentar além do selo do Inmetro na parte externa e na etiqueta interna, as faixas retrorrefletivas e instruções na cinta jugular do produto. Já as cadeirinhas de crianças para automóveis devem indicar a faixa de peso ideal para o usuário, a data de fabricação, o manual de instalação, bem como o selo do Inmetro”, explicou.
Macedo lembra que o objetivo da operação é garantir a segurança da utilização dos produtos pelos consumidores, evitando possíveis acidentes. Caso os técnicos constatem irregularidades, o produto será notificado e o proprietário do estabelecimento ou o fabricante poderá ser autuado, ou o fabricante. As penalidades aplicadas vão de advertência a multas que variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
A ação, que acontece em todo o país em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro), será realizada até o final da semana.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ


Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia

Notícias relacionadas

IPEM-RJ de olho nos produtos de segurança da construção civil
'Operação Mãos à Obra' acontece em todo o país em conjunto com o Inmetro
'Operação Mãos à Obra' encontra capacetes irregulares
Produtos não apresentavam o selo da conformidade do Inmetro