IPEM realiza I Encontro de Análise dos Gargalos à Competitividade
Estudo, em conjunto com a Uerj, mapeou os principais problemas de Nova Friburgo
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Econômico, Indústria e Serviço (Sedeis), realizou o ‘I Encontro de Análise dos Gargalos à Competitividade’ em Friburgo. Na ocasião, foi apresentado um estudo que mapeou os principais problemas daquela região, sobretudo, o engarrafamento de Conselheiro Paulino que dificulta o escoamento da produção e a falta de mão de obra especializada, mesmo com a instalação de uma unidade de Cefet.
Infraestrutura Técnica e Tecnológica, crédito, incentivos tributários, mercado interno, condições para exportação, barreiras técnicas, dificuldades com logística, certificação de produtos e serviços também foram os temas pesquisados e discutidos durante o evento. Diante das constatações ficou acordado que todos os órgãos e empresas envolvidas no projeto realizarão uma agenda de ações com o objetivo de resolver os gargalos ao desenvolvimento.
“Esse encontro demonstra claramente o esforço de todo os órgãos, que estão aqui para agregar e realizar parcerias para que esse estudo não fique só no papel. Essa é uma oportunidade para erguer um setor importante para o PIB da cidade, que é o de metal mecânica. E certamente, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro está junto com a sociedade para trazer resultados positivos”, analisou a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos.
Para o superintendente de Projetos Estruturantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços (Sedeis), Jorge Cunha, esse é um grande desafio para o setor.
“O setor de metal mecânica tem uma grande importância para essa região. A Sedeis foi procurada pelo setor para a realização de um estudo que pudesse alavancar a produção e que possibilite maximizar no território Fluminense sua produção. A Secretaria prontamente entendeu a necessidade e fez questão de convidar o IPEM-RJ para participar desse projeto; e hoje estamos apresentando os primeiros resultados. É um verdadeiro desafio para o setor, até mesmo pelo fato de ainda sofrer com as chuvas que castigou Friburgo, no qual a produtividade e a competitividade precisam ser superados”, disse.
Texto e fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ