Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

‘Operação Meia Bomba’ encontra irregularidades em postos

Adulteração de bombas e apresentação de bandeira falsa foram flagradas estabelecimentos


quarta-feira, 16 de abril de 2014



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), através dos fiscais da Diretoria Técnica do órgão, deu apoio a ‘Operação Meia Bomba’, realizada hoje em parceria com o Procon do Rio de Janeiro. O saldo da ação, que vistoriou dois postos de combustível, foi de um gerente conduzido à Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) para prestar esclarecimentos sobre adulteração de bombas e um posto fechado por apresentar bandeira falsa. Os dois estabelecimentos foram autuados e multados.
No Bandeira 2 da rede Shell, localizado na esquina das ruas Mena Barreto e Paulo Barreto, em Botafogo, três bombas apresentaram medição eletrônica adulterada. Em uma das bombas de etanol os fiscais do IPEM-RJ constataram que era registrado 560 ml a menos do que efetivamente era vendido. Em outra bomba, porém de gasolina especial, o instrumento registrava 384 ml a menos e em uma de óleo diesel o consumidor era lesado em 200 ml a menos.
Constatada as irregularidades, as bombas foram lacradas até que o sistema de medição eletrônica seja corrigido e reavaliado pela fiscalização para que possam ser liberadas. Por conta da adulteração nas bombas, o gerente do posto foi encaminhado pelos fiscais do Procon para a DDSD para prestar depoimento.
Já o Posto Rapunzel, situado na esquina da Avenida Brasil com Avenida Padre Guilherme Decaminada, em Santa Cruz, foi interditado por se apresentar indevidamente como sendo da rede BR Distribuidora. De acordo com as documentações analisadas durante a vistoria, o estabelecimento já pertenceu à rede, porém atualmente é independente, ou seja, não recebe mais combustível da BR Distribuidora.
O estabelecimento ficará fechado até que sua apresentação visual seja alterada e as referências à BR Distribuidora sejam retiradas, como na fachada e nos equipamentos.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ
Fotos: Divulgação/Procon-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia