Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ autua lojas de Friburgo por falta de informações

Fiscais estiveram em 15 lojas e encontraram irregularidades em 9 estabelecimentos


Tuesday, September 16, 2014



Fiscais da Diretoria de Conformidade, Produtos e Serviços (Diconf) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) realizaram na manhã de hoje, blitz relâmpago em lojas e shoppings de Nova Friburgo, na Região Serrana, com a finalidade de verificar a procedência e qualidade dos produtos têxteis comercializados. Das 15 lojas visitadas, nove foram autuadas, sendo que o principal erro encontrado, foi a falta de informações aos consumidores nas etiquetas dos produtos, como a marca do fabricante, o CNPJ da empresa, a composição do tecido e os cuidados de conservação elavagem, já que muitos podem acabar por acarretar problemas alérgicos.
“Essas blitzes ocorrem normalmente durante todo o ano. Os comerciantes terão agora um prazo de 15 dias para apresentarem defesa, caso contrário, poderão ser multados. Além disso, a operação tenta colaborar no combate ao contrabando de mercadorias que nessa época do ano aumenta consideravelmente”, disse Albert de Oliveira, vice-presidente do órgão.
Já para Hugo Lima, coordenador da operação, a proliferação de produtos piratas faz necessário que os consumidores comprem sempre em lojas legalizadas e nunca se esqueçam de pedir a nota fiscal, pois ela é a principal garantia caso haja algum tipo de problema.
“Vale lembrar ainda que, no caso da compra de produtos importados, é obrigatório que ele traga na etiqueta o país de origem e que todas as informações estejam em Português”, orienta.
Os consumidores que tiverem algum tipo de reclamação, denúncia ou seu direito violado, podem encaminhar suas reclamações para defesa para a Ouvidoria do órgão, que atende pelo 0800.282.3040, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.



Texto: Carlos Pitombeira/Ascom IPEM-RJ
Fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ


Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia