I Encontro Estadual de Defesa do Consumidor conta com o IPEM-RJ

Evento reune órgãos que atuam na defesa do condumidor

Monday, August 3, 2009

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) participou do I Encontro Estadual de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de agosto. O evento foi realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
O evento visou promover a integração, através da troca de experiência entre órgãos e instituições públicas e privadas, que atuam na defesa do consumidor.
A presidente do órgão, Soraya Santos, ministrou a palestra 'Prática da Fiscalização', onde apresentou o papel que o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro exerce em relação à sociedade.
“O IPEM-RJ está diariamente ligado a vida da sociedade, seja na qualidade, segurança ou saúde, pois, é o órgão fiscalizador que verifica se os produtos estão de acordo com as normas exigidas por lei”, frisou.
Também foi tema do encontro assuntos relacionados à educação para o consumo, educação financeira direcionada para a questão do super endividamento, crédito consciente, orçamento doméstico e a importância da fiscalização de instrumentos de medição.
Órgãos voltados para o consumidor também participaram do I Encontro Estadual de Defesa do Consumidor, como o Programa de Orientação ao Consumidor (Procon), a Delegacia de Defesa do Consumidor, o Ministério Público, os núcleos de Defesa do Consumidor, a Delegacia de Serviços Públicos e Concedidos, a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro e agências reguladoras.

Texto e fotos: Ascom IPEM-RJ