Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ abre as portas para a cidadania

Comunidade pôde obter documentos gratuitamente


sábado, 19 de maio de 2012



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) abriu as portas para a comunidade, no dia 19 de maio, para a realização da ação social 'Todo Mundo Tem Direito a Ter Direito'. Na ocasião, a Defensoria Pública, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) e a Casa da Mulher também participaram do evento.
Aproximadamente 600 moradores dos bairros de Piedade, Quintino, Cascadura, Méier, Benfica e Madureira, na Zona Norte do Rio, foram beneficiadas pelo mutirão da cidadania. A população pôde retirar a primeira e a segunda via das carteira de identidade e motorista, emitidas pelo Detran; bem como a certidões de nascimento e casamento, que foram emitidas pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, as mulheres foram orientadas, através da Casa da Mulher, sobre a Lei Maria da Penha, como proceder em caso de violência e os direitos das mesmas.
As crianças também tiveram espaço durante a ação social 'Todo Mundo Tem Direito a Ter Direito'. Um pula-pula e pintura fizeram a alegria dos pequenos, enquanto os responsáveis eram atendidos gratuitamente.
Para a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), Soraya Santos, essa foi a primeira de muitas ações em conjunto que estão por vir.
"É muito importante que os moradores da região vejam o IPEM-RJ não só como um órgão fiscalizador, mas principalmente como um espaço de cidadania, onde seus direitos serão sempre preservados", analisou.
Segundo o coordenador da campanha, Rafael Ivo, o evento teve como finalidade levar às pessoas sem condições, os serviços necessários e básicos para que se tornem cidadãos conscientes de seus direitos.

Texto: Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ
Fotos: Claudio Senna / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia

Notícias relacionadas

IPEM-RJ lança campanha para vítimas das chuvas
Donativos podem ser entregues no Rio e em Niterói
IPEM-RJ recebe doações para vítimas de chuvas da Região Serrana
Doações podem ser entregues na regional de Niterói